sábado, março 03, 2007

Olhar a escola através da Semiótica Social

Segundo a teoria da Semiótica Social de Kress e van Leeuwen (1996) os textos são construções multimodais, em que a escrita é apenas um dos modos de representação da mensagem; estes são culturalmente determinados e constantemente redefinidos dentro dos vários grupos sócio-culturais. Há toda uma multimodalidade de formas de representação que deve ser considerada nos processos semióticos. O mundo é algo que não pode ser apenas descrito em palavras e mesmo antes de sabermos ler e escrever somos capazes de descrever o “nosso mundo” e interagimos com ele. As nossas representações desse mundo são feitas através de imagens, cores, formas, gestos, sabores, cheiros, tacto. Por outro lado o papel, os tecidos, as pessoas, os meios de comunicação electrónicos, também são portadores de mensagens e permitem às crianças uma leitura e representação do mundo anterior à escolarização. A escola tende a substituir as formas de representação da infância, que são complexas mas plenas de significado, pelo código escrito, como se elas não fossem importantes no processo de construção do conhecimento dos alunos; os hábitos orais e gestuais começam a ser corrigidos e substituídos pela norma da escola e da sociedade em que esta se encontra inserida. Também muitas vezes é subestimada a multimodalidade das representações textuais como o tipo de papel, as ilustrações a cores, a moldura das páginas, o formato das letras e outras formas portadoras de significado.

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