domingo, janeiro 28, 2007

As imagens como estímulo de emoções

As imagens têm um papel preponderante no estímulo de emoções. Por isso é que em publicidade uma boa imagem passa melhor uma mensagem do que um texto longo sobre um determinado produto. Através da emoção o consumidor adere a uma ideia e pode até ser criada a impressão de que algo é melhor do que o que parece.

“As imagens não são armazenadas sob a forma de frames de coisas, acontecimentos ou palavras. O nosso cérebro não arquiva fotografias de pessoas nem armazena filmes de cenas da nossa vida; não retém cartões salva-vidas como usam os apresentadores de televisão. Não, o nosso cérebro faz, antes, uma interpretação, uma nova versão reconstruída do original. Temos no entanto a sensação de que podemos evocar nos olhos ou ouvidos da nossa mente, imagens aproximadas daquilo que experienciámos anteriormente. Elas podem ser sonoras ou visuais, tactéis, gostativas ou olfactivas mas são predominantemente visuais.” António Damásio (neurocirurgião)

Sem comentários: